Como validar o conhecimento técnico dos Candidatos de uma Entrevista?

O conhecimento técnico é um fator fundamental para quem deseja ter os melhores profissionais na clínica de estética, visto que ele é a condição básica para que se consiga atuar na função almejada. Esse saber é adquirido por meio de treinamentos, educação formal e experiências no mercado de trabalho.

Dessa forma, as pessoas conseguem ter mais facilidade para lidar com as linguagens, procedimentos e equipamentos da área de atuação. Quer entender melhor sobre o assunto para ter os melhores profissionais em sua empresa? Então, continue a leitura do artigo!

Por que é importante contratar profissionais com conhecimento técnico?

Já pensou em como é frustrante contratar um profissional que não atenda às expectativas dos clientes de sua clínica de estética? Para evitar que esse e outros problemas surjam no ambiente organizacional, é necessário que invista nos melhores profissionais com conhecimento técnico.

Quando você tem um colaborador com a qualificação e a experiência certas para a função, fica bem mais fácil atingir a excelência dos procedimentos que são executados. Isso porque ele passa a ter os conhecimentos necessários para desenvolver as atividades de forma correta. Além disso, pode implementar novas metodologias, conceitos e planos para a organização.

Dessa forma, consegue-se garantir a satisfação e a eficiência do serviço, além de atender os clientes da melhor forma possível. Isso leva o seu negócio a se tornar referência na área de estética e aumentar a clientela de forma significativa.

Como realizar um teste de conhecimento técnico no processo seletivo?

Saber como realizar os testes de conhecimento técnico é necessário para que saiba escolher os melhores esteticistas durante o processo seletivo. Isso vai ajudar a ter êxito nas atividades realizadas. Confira, a seguir, como fazer a melhor avaliação do candidatos durante a seleção!

Entrevistar o candidato e questionar sobre seus conhecimentos específicos

A hora da entrevista é a ideal para questionar o candidato sobre todas as suas habilidades e conhecimentos específicos que foram descritos no currículo. Nesse momento, você consegue saber se o profissional entende realmente da área em que ele vai atuar.

Por isso, não deixe de indagá-lo sobre as empresas onde trabalhou e as atividades que ele desempenhou em determinada organização. Da mesma forma que é importante saber se ele já passou por alguma situação difícil no ambiente de trabalho, que precisou ter jogo de cintura etc. Essa estratégia ajuda você a conhecer mais as pessoas que participam da seleção.

Com isso, você consegue verificar se o candidato tem o perfil esperado para a vaga e se ele está apto a passar para uma segunda fase do processo seletivo. Tudo isso torna a entrevista uma porta de entrada para filtrar os profissionais que têm as características necessárias para ocupar determinado cargo.

Fazer teste de atenção concentrada

O teste de Atenção Concentrada (AC) deve ser realizado por psicólogos. Nele, o profissional entrega um papel com o desenho de flechas e, em seguida, solicita que o participante localize-as na folha. Essa avaliação é realizada em um tempo preestabelecido, cujo objetivo é medir o nível de concentração, foco e atenção do candidato para realizar determinada tarefa.

Para ter um resultado ainda mais satisfatório, é possível perguntar ao participante sobre quais são as atividades que ele costuma errar mais. Além de indagá-lo quando e como ele tem essa percepção de que cometeu alguma falha.

Esse método avaliativo é indicado para identificar as pessoas que têm bastante atenção. Isso o torna ideal para ser feito nos processos seletivos das clínicas de estética, visto que alguns procedimentos necessitam que os colaboradores tenham uma cuidado redobrado para que se evitem erros na execução do trabalho.

Realizar testes para avaliar as habilidades técnicas

Realizar testes de habilidades técnicas com os profissionais é essencial para saber se eles realmente têm os conhecimentos teóricos sobre a função almejada. Para isso, elabore perguntas aos candidatos sobre os métodos, procedimentos, situações hipotéticas e termos específicos da área de estética.

Essa estratégia garante que você tenha a certeza de que o profissional passou por uma boa preparação nos estudos formais de nível profissionalizante, técnico ou superior. Além disso, pode avaliar o nível de experiência do candidato.

Essa avaliação pode ser feita de forma simples. Basta usar uma folha de papel e descrever o tempo máximo no qual as perguntas devem ser respondidas. Se desejar, também pode usar a tecnologia a seu favor e aplicar o teste de forma online. Com essa estratégia, você ainda consegue avaliar o nível de rapidez do candidato para responder o questionário, visto que tudo será cronometrado.

Elaborar testes práticos com os candidatos

Os testes práticos são uma boa opção para que não reste dúvidas sobre o nível de conhecimento dos participantes no processo seletivo. Essa avaliação é determinante para contratar ou eliminar um candidato da seleção. Por isso, tenha bastante atenção sobre quais os métodos vão ser utilizados nessa etapa.

Se seu objetivo for escolher um esteticista, você pode isentar do pagamento os clientes que serão atendidos por esse profissional durante o teste. Assim, é possível avaliar as habilidades práticas do profissional, além de saber, na hora, a opinião da clientela sobre o serviço prestado. Não tem feedback melhor do que o do seu público, não é mesmo?

Portanto, não deixe de investir nessa metodologia para saber se o profissional tem as competências necessárias para ocupar o cargo. Isso faz uma grande diferença na hora de conseguir a satisfação dos clientes com a sua clínica de estética.

Para ter os melhores talentos na empresa, é necessário garantir que o profissional conta com o devido conhecimento técnico para realizar os procedimentos estéticos com qualidade. Dessa forma, é fundamental que saiba quais os locais certos para publicar as vagas que sua organização oferece. Um exemplo disso são os sites especializados em emprego, que ajudam na divulgação das oportunidades em aberto do seu negócio para o público-alvo desejado.

Realize o cadastro da sua vaga agora mesmo, gratuitamente no Portal Job Estética.

Imagem 0

Faça um comentário

Usuário ou email