Entenda os problemas da Contratação de Parentes na Clínica de Estética

Você sabia que a contratação de parentes na clínica de estética pode trazer sérios problemas para o seu negócio? Muitas empresas no mercado atuam com um modelo mais familiar, às vezes empregando pessoas de dentro da própria família para compor a equipe de funcionários.

No segmento de estética, por mais vantajoso que isso possa parecer, pode gerar grandes prejuízos para a imagem da marca. Contar com um profissional qualificado sempre é a melhor opção na hora de preencher as vagas em seu negócio.

Por isso, separamos para você os principais problemas que o nepotismo pode apresentar em sua clínica! Confira!

Conflitos de interesse

A contratação de parentes na clínica de estética pode criar grandes conflitos de interesse, principalmente ao ignorar o que é o melhor para o seu negócio. Acontece que esse tipo de ação dentro da empresa consegue gerar uma conduta viciosa ou danosa para a reputação da marca, deixando de lado a sua imparcialidade, justiça e credibilidade.

Desse modo, quando existe um atrito assim, a lucratividade e o crescimento da clínica são comprometidos, já que ele aparece apenas para a parte que age em favor próprio, sobretudo, quando um parente é colocado para trabalhar e dividir os ganhos no negócio.

Além disso, afeta também a imagem da clínica. Afinal, o que as pessoas vão achar quando se sabe que aquele recém-contratado só foi efetivado por motivos de favoritismo? Isso impacta a maneira como o seu público enxerga a sua marca.

Ainda, a sua equipe e os seus fornecedores acabam, com o tempo, perdendo a confiança em você. Isso acontece principalmente porque a mensagem que passa ao realizar uma contratação de parentes na clínica de estética é que você pode deixar os seus funcionários e fornecedores de lado a qualquer momento por alguém da sua família, ignorando o valor que eles têm para o seu negócio.

Assuntos pessoais no ambiente de trabalho

Outro grande problema da contratação de parentes na clínica de estética é justamente trazer assuntos pessoais para o ambiente de trabalho. Acontece que da mesma forma que as pessoas levam as questões de trabalho para casa, o contrário também pode acontecer.

Assim, se o profissional não é capaz de separar o seu relacionamento de trabalho do lado pessoal, ele pode acabar tomando as dores do outro, principalmente quando um parente receber um feedback negativo.

Isso também pode facilitar para que eles descontem a raiva e as frustrações pessoais no ambiente de trabalho, reduzindo o desempenho de todos da equipe. Acontece que, se a empresa está indo bem, as relações familiares seguem pelo mesmo caminho. Agora, caso o cenário seja diferente, isso pode gerar um grande impacto em toda a sua família. Se existe uma crise pessoal, o espaço profissional também sofre com as consequências.

Falta de limites dos parentes

Realizar a contratação de um parente na clínica de estética pode ser muito perigoso para o seu negócio. Acontece que muitos familiares podem passar dos limites impostos pela empresa, desrespeitando regras e gerando tumultos no ambiente de trabalho.

Mesmo estabelecendo limites de antemão, como horários, datas de pagamentos, obrigações, quais exigências podem ser feitas e qual o melhor momento para isso, alguns familiares têm dificuldade em interpretar a figura de autoridade que você representa na clínica.

Por isso, eles podem achar que é normal chegar atrasado, não cumprir com as suas obrigações diárias — comprometendo o desempenho do seu negócio —, não utilizar o uniforme da marca, entre outras posturas.

Lado emocional falando mais alto

Quando um funcionário não apresenta o desempenho esperado, prejudicando o atendimento e o serviço aos seus clientes na clínica de estética, o certo é dar uma advertência e, caso essa conduta persista, realizar o desligamento dessa pessoa. O grande problema de contratar um parente é que muitas vezes o lado emocional fala mais alto.

Isso gera uma série de injustiças, como amenizar a mão na hora de bater o martelo, se o familiar cometer algum erro, muitas vezes tornando-o impune. Dessa maneira, o seu negócio sofre grandes prejuízos, já que várias vezes o desempenho de um parente é inferior que o de um profissional externo com experiência e qualificação no mercado.

Regalias

É possível que, ao realizar uma contratação de parentes na clínica de estética, os seus familiares pensem que vão ter mais regalias que os demais funcionários da empresa. Isso é muito comum, já que por ter um vínculo com o dono da empresa, eles podem achar que isso lhes proporcione uma série de benefícios durante a atuação profissional.

Entre eles estão: melhor vaga de estacionamento, maior número de clientes, horário de almoço mais longo etc. Contar com um profissional qualificado é a forma certa de garantir que um funcionário vai entender o ambiente de trabalho e quais são os seus direitos, evitando uma série de dores de cabeça que um parente pode causar na sua clínica.

Descontentamento dos outros funcionários

Como citamos anteriormente, a contratação de parentes pode trazer diversos problemas, caso o familiar não entenda a sua posição na clínica de estética. Acontece que isso pode gerar um grande descontentamento nos demais funcionários, estimulando a desmotivação que, consequentemente, reduz a produtividade e o desempenho do negócio.

Além disso, enquanto os outros colaboradores tiveram que passar por um processo seletivo para conquistar a vaga, muitas empresas admitem um familiar de maneira direta, sem nenhuma avaliação das suas capacidades profissionais.

Esse tipo de ação tem consequências extremamente negativas para a clínica, por isso, é o motivo essencial pelo qual você não deve realizar a contratação de parentes na clínica de estética.

Pronto! Agora que entendeu os principais problemas da contratação de parentes na clínica de estética, procure sempre valorizar a efetivação de profissionais qualificados. Isso possibilita contar com uma equipe mais preparada e entendida das novidades do segmento. Assim, você será capaz de valorizar o serviço que o seu negócio presta no mercado, destacando a sua excelência entre os demais concorrentes.

Gostou de conhecer os problemas que a contratação de parentes pode trazer para o seu negócio? Aproveite e faça seu cadastro no portal Job Estética e anuncie vagas de emprego de estética, totalmente de graça.

Imagem 1

1 Comentário

  1. […] candidatos para o negócio, não esqueça de contar com o Job Estética e fazer as melhores contratações para seu […]

Faça um comentário

Usuário ou email