O que os recrutadores analisam na área de Estética na hora da Entrevista

Para quem está procurando por um emprego na área de estética, existe a necessidade de entender o que os recrutadores buscam em um profissional no momento da entrevista. Assim, há a possibilidade de ir mais bem preparado, de modo que o indivíduo saiba definir de forma mais objetiva as suas experiências profissionais e dar destaque a situações que são bem avaliadas em qualquer clínica, como cursos já feitos.

No entanto, a primeira dica a ser seguida está relacionada ao fato de que é preciso contar com um curso na área concluído. Afinal, trata-se da área de saúde, que lida diariamente com pessoas e seus anseios, além de seguir comportamentos éticos específicos.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, para que você saiba quais são as principais características analisadas pelos recrutadores. Boa leitura!

Conhecimento sobre a área de atuação da clínica

Inicialmente, é preciso ter um conhecimento específico sobre a área de atuação da clínica. Entre nos sites da empresa e em suas redes sociais, saiba em qual ramo da estética ela é especialista e entenda sobre os seus valores e a sua cultura. Assim, há a possibilidade de você encontrar em suas buscas por emprego um negócio que esteja alinhado às suas expectativas e ao seu grau de especialização.

No momento da entrevista, demonstre que você fez essa análise anteriormente. Isso vai mostrar para o recrutador interesse e comprometimento, além de abrir possibilidades para que você aborde experiências em sua carreira que sejam interessantes para a clínica.

É recomendado, ainda, buscar por curiosidades relacionadas àquela empresa, como premiações, profissionais reconhecidos, entre outros pontos. Assim, você vai desenvolver rapport durante a entrevista — técnica de negociação que consiste em criar uma relação, muito utilizada no ramo dos negócios e que pode ser adaptada para uma seleção de emprego.

Desenvoltura ao falar

Apesar de as capacidades técnicas serem essenciais para um profissional de estética, recrutadores analisam também a desenvoltura ao falar. O principal diferencial de uma clínica em relação aos seus clientes está relacionado à qualidade do atendimento. O bom profissional é aquele que tem empatia com os clientes, entende quais são as expectativas para o trabalho e consegue desenvolver uma boa relação para que eles se sintam confiantes em realizar o serviço.

Por essa razão, é preciso desempenhar uma boa comunicação, que traga o cliente para a realidade da clínica e o incentive a voltar mais vezes. Com isso, ele também pode indicar o trabalho do local para amigos e conhecidos. Dessa forma, a desenvoltura para falar sobre as experiências e para se comunicar é um ponto analisado por recrutadores, uma vez que vai demonstrar previamente como será o seu comportamento no dia a dia de suas funções.

Para isso, seja formal, mas não robotizado. Além disso, evite gírias e brincadeiras, pois trata-se de um primeiro contato que vai permitir que aquela pessoa crie uma imagem sobre o seu trabalho.

Confiança

Um profissional de saúde precisa demonstrar muita confiança aos seus clientes. É preciso que as pessoas sintam-se abraçadas por aquele colaborador, de modo que tenham certeza de que as suas expectativas serão atendidas e de que o serviço será de qualidade. Nesse sentido, a confiança é outro ponto avaliado pelos recrutadores, justamente para que eles tenham a convicção de que esse sentimento também será transmitido para o seu público.

Para isso, algumas dicas simples podem ser adotadas no momento da conversa. A primeira delas é criar uma conexão com o entrevistador, mas sem exageros para tentar impressioná-lo. Recrutadores são experientes e entendem quando os candidatos querem apenas ganhar vantagens ao abordar sobre contextos profissionais já vivenciados.

Além disso, existem técnicas de respiração que podem ser utilizadas para aumentar a confiança, além de estabelecerem uma postura corporal mais reta. Ainda, antes de ir ao local, é interessante preparar e ensaiar as respostas em voz alta, principalmente as que abordam as suas vivências e os diferenciais de sua carreira.

Maneira de se vestir

Novamente, é preciso destacar sobre a importância de uma boa primeira impressão para que você conquiste sucesso na vaga almejada. Afinal, como todos nós já sabemos, a primeira impressão é a que fica! Assim, os recrutadores vão avaliar a maneira como você se veste, analisando se ela está alinhada à cultura da clínica.

Preocupe-se ainda em estar com uma aparência limpa, além de evitar:

  • cabelo desarrumado;
  • barba por fazer;
  • decotes;
  • roupas muito coladas.

Saiba que a imagem é o cartão de visita de qualquer pessoa, independentemente do contexto. Por essa razão, é preciso caprichar para esse momento, justamente porque diversos aspectos serão avaliados.

Experiências do profissional

Todos esses pontos são essenciais para uma boa entrevista, mas o recrutador também analisará as experiências do profissional de estética. Afinal, é por meio delas que ele terá uma noção mais clara de como será a sua desenvoltura no cargo pretendido, além de ter mais confiança na hora de fazer a sua contratação.

Cada vaga necessita de uma habilidade diferente, certo? Por essa razão, serão avaliados os pontos positivos e negativos de sua carreira, bem como a sua desenvoltura em diferentes tipos de desafios.

Aqui, vale destacar um aspecto: nunca fale mal de experiências anteriores, pois isso é extremamente negativo para a sua imagem. A impressão que passa é a de que, da mesma forma que você saiu insatisfeito de um cargo e demonstrou isso publicamente, poderá fazer isso com outras clínicas em futuras propostas.

Estabeleça uma linha do tempo com os caminhos trilhados até então. Conte a sua jornada de forma positiva, coerente e alinhada, além de linkar sempre com o fato de que essas experiências poderão contribuir para a vaga almejada. Aborde também como era o seu processo diário e quais eram as suas principais habilidades, além de mencionar o que mais o motivava em seu dia a dia.

Neste conteúdo, você pôde entender de forma mais precisa algumas características analisadas pelos recrutadores no momento de contratar um candidato. Leve em consideração esses pontos e sempre busque por uma clínica que oferte uma vaga de acordo com o seu perfil e suas experiências, de modo que você possa optar por um emprego que, de fato, atenda às suas expectativas.

Gostou das dicas apresentadas e quer conferir outros conteúdos interessantes? É só assinar a nossa newsletter para receber nossos textos diretamente em sua caixa de entrada!

Imagem 0

Faça um comentário

Usuário ou email