bellesoftware_bellesoftware_image_575

5 Dicas para você conquistar o primeiro emprego na área de estética

Encontrar o primeiro emprego na área de estética é um desafio para muitas pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Isso porque várias empresas pedem alguns requisitos específicos para a vaga, que não condizem com o perfil do candidato. Além disso, existem outras barreiras que dificultam achar um emprego, como falta de qualificação e desconhecimento sobre como encontrar as vagas certas.

Pensando em ajudá-lo na busca do primeiro emprego, confira, a seguir, cinco dicas para achar a vaga dos seus sonhos na área de estética. Boa leitura!

1. Ter um currículo objetivo e alinhado com a vaga pretendida

Quem está em busca do primeiro emprego na área de estética precisa ter em mente que o currículo deve ser elaborado com muito cuidado. Isso quer dizer que se deve colocar as informações de acordo com o objetivo pretendido dentro da organização e alinhado com a vaga desejada.

Sabemos que quando se está em busca da primeira oportunidade profissional e que não se tem experiência, é normal querer adicionar todo nosso aprendizado no currículo. Contudo, é preciso evitar essa prática para não ser mal-interpretado nos processos seletivos. Isso porque quando coloca os conhecimentos que não condizem com a vaga, você pode passar uma ideia de que não sabe exatamente em qual função deseja trabalhar.

Portanto, ao enviar um currículo, só descreva os cursos que realizou se eles apresentarem afinidade com a vaga almejada. Então, nada de colocar aquela capacitação de confeitaria que você fez, se seu objetivo for conquistar uma posição de esteticista, ok?

2. Fazer networking

O networking é uma peça-chave para quem está em busca do primeiro emprego. Isso acontece pois quanto mais pessoas da área de estética você conhece, maiores são suas chances de ser indicado para ocupar um cargo no setor. Por isso, comece a participar de congressos, workshops e eventos no ramo almejado. Além de interagir em grupos nas redes sociais de profissionais atuantes no mesmo setor de interesse.

A partir disso, pegue o contato dessas pessoas, comece a conversar com elas sobre a profissão e diga que está disponível para entrar no mercado de trabalho. Dessa forma, os demais profissionais passam a lembrar de você quando surgir uma oportunidade que tenha a ver com o seu perfil.

3. Buscar a capacitação no segmento de estética

A capacitação é um fator que não pode ser deixado de lado por quem pretende ingressar na área de estética. Para atuar no ramo, é preciso que entenda exatamente as técnicas e equipamentos utilizados na clínica, a fim de proporcionar o bem-estar aos clientes.

Assim, é fundamental que se especialize na área antes de começar a enviar os currículos para as empresas. Por isso, busque indicações com amigos e conhecidos que possam ajudá-lo a escolher bons cursos no setor. Dessa forma, mesmo sem experiência, é possível ser visto como um bom profissional, já que vai estar devidamente capacitado.

4. Preparar-se para o processo seletivo do primeiro emprego

Saber se preparar para os processos seletivos é algo que tem grande impacto na hora de conquistar o primeiro emprego, visto que até o nervosismo pode levá-lo a perder suas chances de conseguir a tão sonhada colocação profissional.

Dessa maneira, antes de fazer qualquer seleção, procure conhecer bem a companhia onde vai realizar a entrevista. Para isso, faça uma pesquisa do site da empresa na internet para saber tudo ao seu respeito.

Feito isso, pergunte a opinião de conhecidos, que fazem ou fizeram parte do quadro de funcionário da organização, sobre o ambiente de trabalho e o estilo de roupa usado no local. Esse fator é importante para que você vá, no dia do processo seletivo, com a vestimenta que condiz com a imagem do empreendimento. Contudo, caso não tenha essa informação, opte por um traje mais formal.

Outro ponto que vai ajudá-lo nesse momento é treinar sua apresentação em frente ao espelho. Isso o ajudará a ficar mais relaxado e preparado para o dia da seleção, visto que, no treinamento, é possível corrigir possíveis falhas de gesticulação e pronúncia das palavras, por exemplo.

5. Saber onde buscar as vagas certas

Esse é um fator crucial para conquistar o sucesso profissional, pois, ao saber o ‘caminho das pedras’, fica mais fácil alcançar o emprego na área de estética dos sonhos, não é mesmo? Por isso, veja estas dicas de onde buscar as vagas certas!

Pesquisar sobre programa de estágio

Esses programas são uma porta de entrada para quem deseja ingressar no setor profissional na área de estética, porque não é exigida nenhuma experiência das pessoas. Por isso, se você estuda um nível técnico ou superior nesse ramo, não deixe de procurar um estágio. Além de oferecer uma bolsa para ajudar nos seus gastos financeiros, ainda é possível ter a supervisão de um profissional da área para auxiliá-lo a exercer sua função com excelência.

Procurar vagas em redes sociais/sites de empresas de estética

Quando se está em busca do primeiro emprego, o candidato precisa se familiarizar com o universo on-line, já que cada vez mais as empresas anunciam suas vagas nas redes sociais. Por isso, é fundamental que siga as empresas de estética no Instagram e Facebook, por exemplo.

Ainda, é importante que, sempre que possível, acesse o site das empresas que deseja trabalhar, especificamente, na parte do ‘trabalhe conosco’. Isso porque é nessa seção que as companhias costumam divulgar as novas vagas disponíveis no mercado, além de ser possível cadastrar o currículo para oportunidades futuras.

Pesquisar em sites especializados do ramo

Além das dicas citadas anteriormente, se você deseja otimizar o seu tempo na hora de procurar o primeiro emprego, é preciso que pesquise em sites especializados do seu ramo de atuação. Hoje, você consegue encontrar um portal que une todas as vagas do setor em um só lugar, um exemplo disso é a Job Estética, que contempla oportunidades de emprego em diversas empresas.

Saber os locais corretos para procurar emprego é de extrema importância para quem deseja alcançar o sucesso na profissão. Por isso, não deixe de seguir todas as dicas que apresentamos ao longo do artigo, como procurar vagas nas redes sociais e na Job Estética, um site feito para ajudá-lo a ingressar na carreira de forma simples e prática.

Gostou das dicas que apresentamos ao longo do artigo? Então, que tal acessar agora mesmo a Job Estética e descobrir como podemos auxiliá-lo a ingressar na profissão? Esperamos você!

Imagem 1

1 Comentário

  1. […] os seus valores e a sua cultura. Assim, há a possibilidade de você encontrar em suas buscas por emprego um negócio que esteja alinhado às suas expectativas e ao seu grau de […]

Faça um comentário

Usuário ou email