Quais são as etapas de um processo seletivo e como elaborá-lo

Você sabe quais são as principais etapas de um processo seletivo e como elaborá-lo em sua empresa? O recrutamento é um momento muito importante em qualquer negócio em crescimento. Por isso, realizá-lo corretamente é indispensável na hora de encontrar colaboradores capacitados e alinhados às expectativas da organização.

O processo seletivo serve como uma filtragem de pessoal, destacando aqueles menos adequados ao cargo anunciado e evidenciando novos talentos para a empresa. As suas diversas etapas são essenciais para filtrar apenas aqueles que se encaixam no perfil procurado, reduzindo problemas com rotatividade.

Pensando nisso, separamos, neste texto, como elaborar um processo seletivo e as suas principais etapas!

Como elaborar as etapas de um processo seletivo?

Para elaborar um processo seletivo de sucesso em sua empresa, é preciso ter muito planejamento e uma boa estrutura para que você consiga encontrar novos talentos para o seu negócio. Por isso, é essencial escolher as melhores ferramentas para auxiliá-lo durante esse processo.

Assim, é possível realizar as melhores contratações com profissionais alinhados ao seu modelo de negócio. Porém, para chegar a esse resultado, o caminho é longo. Por isso, o planejamento é essencial para que você realize um processo seletivo eficiente.

Dessa forma, o recrutamento pode ser tanto interno quanto externo. Entender as necessidades da empresa antes de contratar um novo colaborador é fundamental para evitar erros que, consequentemente, podem trazer prejuízos com gastos de recursos.

O número de etapas de um processo seletivo vai depender muito da empresa e do número de vagas disponíveis. Com isso, em negócios menores, ele é mais enxuto, já que pode ser reduzido à triagem de currículos e entrevistas. Ao contrário, em empresas de médio e grande porte, o processo se torna mais extenso.

Além disso, é possível personalizar o recrutamento, tornando-o mais efetivo, já que, assim, as chances de o RH encontrar um candidato à altura das expectativas da empresa são muito maiores. Porém, para alcançar bons resultados durante o processo seletivo, é preciso seguir algumas etapas para conquistar um novo talento.

Etapas internas

As etapas de um processo seletivo interno são voltadas para o aproveitamento do capital humano da empresa. Elas têm, como objetivo, melhorar a retenção e a motivação dentro da organização. Por isso, quando esse tipo de recrutamento é realizado internamente, é preciso verificar se a organização tem algum colaborador com potencial para exercer a sua nova função.

Nesse tipo de processo seletivo, o perfil da vaga fica aberto para todos os colaboradores da empresa. Assim, aqueles que acharem ser adequados podem se candidatar. Desse modo, todas as etapas usadas em um recrutamento externo são empregadas aqui. Isso gera maior justiça e mais imparcialidade durante a decisão do candidato ideal.

Definição do perfil do profissional

Essa é a primeira etapa ao preparar um processo seletivo interno. Aqui, é preciso definir exatamente o perfil do profissional de que a empresa precisa para preencher a vaga em aberto. Ele é definido pelo recrutador em parceria com a organização para entender o tipo de pessoa que é mais adequado para o tipo de trabalho.

Anúncio da vaga

A divulgação da vaga é uma etapa importante, já que é por meio dela que os candidatos terão consciência sobre a oportunidade de crescimento na organização. Aqui, o recrutador precisa usar algumas fontes, como os membros das equipes da empresa.

Assim, é possível encontrar os melhores setores que se adequam ao perfil do profissional estabelecido previamente para preencher a vaga disponibilizada.

Etapas externas

Aqui, as etapas exigem que os métodos utilizados para conduzir o recrutamento sejam diferentes. Essa técnica tem o objetivo de buscar profissionais que estão no mercado procurando por uma oportunidade e que atendam ao perfil que a empresa procura para preencher a vaga.

Por isso, para a empresa, esse tipo de processo seletivo é ideal para conseguir um número maior de opções de levantamento de perfil, além da possibilidade de encontrar aquele que preenche todos os requisitos necessários para a vaga.

Envio de currículo

O envio de currículo é uma das principais etapas de um processo seletivo externo. É por meio dele que os entrevistadores vão coletar informações básicas sobre os entrevistados, como nome, experiência na área e meios de contato. Assim, é possível agilizar o recrutamento, destacando os candidatos que não se adequam às expectativas da empresa e seguindo com o processo apenas com os mais capacitados.

Entrevista

A entrevista pode ser realizada de diversas formas, como por telefone, por videoconferência ou, até mesmo, presencialmente — que é o modelo mais comum. Nela, o entrevistado vai falar sobre si, destacando as suas experiências profissionais e as suas expectativas sobre o cargo anunciado.

Assim, os entrevistadores conseguem comprovar se todos os dados fornecidos previamente no currículo correspondem à realidade e se a postura dos candidatos entrevistados se aproxima da cultura organizacional da empresa.

Teste técnico

A realização de um teste técnico é muito importante durante o processo seletivo. Com ele, os candidatos podem comprovar os seus conhecimentos requisitados pelo cargo. Isso acontece por meio de uma atividade em que o seu objetivo é testar as habilidades dos participantes.

Com isso, cada um deve dar o máximo de si para resolver os problemas com a melhor eficiência possível, destacando potenciais talentos para a empresa.

Dinâmica de grupo

Toda empresa de sucesso precisa da colaboração entre os membros das suas equipes para alcançar os melhores resultados. Por isso, a dinâmica de grupo é feita durante o processo seletivo para que os avaliadores observem as habilidades interpessoais e de trabalho em grupo dos candidatos.

Além disso, essa etapa também é muito importante para oferecer insights valiosos sobre o comportamento de cada participante e para avaliar se ele se encaixa no perfil da cultura organizacional da empresa.

Pronto! Agora, você sabe quais são as etapas de um processo seletivo para utilizar durante o recrutamento em sua empresa! Assim, as chances de encontrar um novo colaborador alinhado às suas expectativas são elevadas. Além disso, contratar um novo funcionário para o seu negócio que está alinhado à sua cultura organizacional é um ótimo meio de reduzir a rotatividade na organização.

Gostou de conhecer as etapas e como elaborar um processo seletivo? Aproveite e siga-nos nas redes sociais (Facebook, Twitter e YouTube) e acompanhe mais conteúdos como este!

Imagem 0

Faça um comentário

Usuário ou email