Quer saber como fazer networking na Área de Estética? Confira 5 dicas que vão te ajudar!

Para se destacar no mercado, independentemente da área de atuação, é preciso que o profissional busque por alternativas para que consiga se capacitar e também manter contato com nomes que são referência em seu meio. Nesse contexto, entender como fazer networking no ramo de estética deve ser uma das preocupações de qualquer pessoa que busca por reconhecimento, bem como entender sobre as principais oportunidades a serem usufruídas.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba um pouco mais sobre o assunto, além de entender quais são as dicas que contribuirão nesse sentido. Boa leitura!

O que é o networking?

Antes de mais nada, vamos abordar sobre o significado desse conceito. Networking nada mais é do que o profissional que busca desenvolver relações profissionais com pessoas de sua área, além de utilizá-las com algum objetivo. Há aqueles que buscam para conhecer as tendências do mercado de estética, enquanto outros têm como finalidade se recolocar no mercado e conseguir um emprego em sua área.

Entre as vantagens de se aprimorar nessa questão, destacamos:

  • oportunidade de crescer na carreira — conviver com grandes nomes da área vai permitir que você esteja conectado ao que há de novo no ramo, além de frequentar espaços que trazem discussões enriquecedoras;
  • intercâmbio de conhecimentos — não é só você que ganha com essa troca. Outros profissionais também vão usufruir de maneira positiva da sua experiência, em que há a oportunidade de apresentar desafios enfrentados ao longo de sua carreira;
  • orientação e apoio — sempre que tiver alguma dúvida sobre qual área seguir no ramo de estética, pode utilizar o networking como forma de conseguir orientação, dicas e tirar as dúvidas que vier a ter para que a escolha final atenda às expectativas e contribua para o seu crescimento.

Como fazer networking na área de estética?

Agora que você já sabe o que é e quais são os principais benefícios de utilizar essa estratégia, chegou o momento de entendermos como fazer networking na área de estética. Confira!

1. Descubra onde estão os seus contatos

O primeiro passo para fazer um networking que seja efetivo é definir quais são os seus objetivos com essa estratégia. A partir disso, o profissional vai avaliar quais os eventos ou feiras que mais condizem com a finalidade pretendida, bem como a forma como vai abordar as pessoas presentes de modo que amplie a sua rede de contatos de maneira positiva.

Imagine só a seguinte situação: por meio do networking, você pretende aprofundar seus conhecimentos em determinada área da estética —  que vão contribuir efetivamente para o seu crescimento na carreira. Sendo assim, é necessário pesquisar por palestras, convenções etc. que atendam aos seguintes pontos:

  • discutir sobre o tema de interesse;
  • contar com profissionais capacitados no assunto, cujas pesquisas se referem a essa área;
  • contar com momentos de debate nos quais as pessoas têm a oportunidade de discutir e tirar dúvidas referentes ao assunto, entre outros.

2. Prepare-se com antecedência

De nada adianta chegar até um local com grandes nomes da área de estética se você não estiver preparado, concorda? Pesquise sobre os participantes do evento, entenda sobre a carreira que eles construíram até então, quais são as suas principais pesquisas, quais os resultados desses estudos e os assuntos que serão discutidos durante os encontros.

Formule perguntas, estabeleça tópicos para fomentar o debate com especialistas, além de contar com uma apresentação clara sobre si e a sua carreira, uma vez que essa é uma etapa que permitirá que outras pessoas conheçam a sua trajetória.

No entanto, apenas tome cuidado para não deixar a sua introdução longa demais. Seja objetivo e defina apenas os principais pontos que serão de interesse. Caso contrário, poderá tornar a conversa cansativa e fazer com que seus objetivos não sejam alcançados.

3. Saiba como abordar

Preparar-se para a apresentação é importante, mas é preciso entender como abordar os profissionais. Se eles derem a liberdade e começarem a conversa de modo convidativo, a sua apresentação pode seguir normalmente. Se isso não ocorrer e aquele profissional estiver em contato com outras pessoas, aproxime-se moderadamente, seja educado e busque o gancho de algum assunto apresentado por eles para abordar a sua opinião ou conhecimento.

Após essa etapa, existe a necessidade de fazer com que aquela pessoa mantenha um contato depois do evento. Por essa razão, leve um cartão de visitas e esteja atento quanto ao design. Nada muito chamativo ou com muita informação: tenha apenas o seu telefone, e-mail e LinkedIn.

4. Cuide do LinkedIn e de outras redes sociais

Por mais que eventos e convenções sejam importantes para o seu networking, cuide de suas redes sociais. No LinkedIn, busque contato com profissionais que sejam referência em sua área, além de preferir por publicações mais acadêmicas e discussões que, de fato, agregam ao ramo de estética.

Caso tenha havido interesse pelas discussões apresentadas por determinado palestrante, conheça as suas redes sociais, o seu blog de trabalho e confira suas publicações. Interaja quando possível, mas sem parecer forçado ou inconveniente.

5. Pratique o networking diariamente

Essas dicas farão com que você amplie o seu contato com profissionais do mercado. Mas é preciso praticá-las diariamente, justamente por ser uma ação contínua que fará com que conheça cada vez mais nomes que são referências, leia artigos importantes de sua área e ainda possa interagir com outras pessoas que estejam em amplo crescimento na carreira.

Além disso, seja sempre natural. Um dos principais erros relacionados a essa estratégia está no fato de algumas pessoas forçarem um pouco a barra, seja online ou presencialmente. Isso pode prejudicar a sua imagem, bem como comprometer a eficácia do networking. Nunca finja saber de algum assunto que não é de sua competência, nem promova uma interação muito íntima. Assim, conheça o seu contato e nunca extrapole os limites.

Neste conteúdo, você pôde entender de maneira mais prática como fazer networking na área de estética. Além de todas essas sugestões apresentadas, tenha um bom planejamento para que os seus objetivos sejam alcançados, além de estudar bastante sobre a sua área e os principais eventos a serem frequentados. Apesar de a capacitação e a experiência profissional importarem bastante, essa estratégia permitirá que as suas metas sejam alcançadas em um espaço de tempo significativamente menor.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e permita que seus amigos também entendam um pouco mais sobre o networking!

Imagem 0

Faça um comentário

Usuário ou email