bellesoftware_bellesoftware_image_277

Referências profissionais: Por que elas são importantes para a carreira do esteticista?

Dentro de um mercado amplamente concorrido, é fundamental conhecer e utilizar o máximo de recursos e ferramentas disponíveis para conseguir aumentar as suas chances de conseguir um novo emprego. Além de uma formação com cursos de qualidade ou um currículo rico de experiências, as referências profissionais também podem ser muito úteis.

Nada melhor que a opinião de alguém que trabalhou com você para confirmar que tudo o que você disse em sua apresentação e mesmo o que está em seu currículo é, de fato, verdade. Sendo assim, que tal se aprofundar um pouco mais na importância das referências profissionais para uma esteticista? Continue a leitura deste artigo e confira!

Qual é a importância de ter boas referências profissionais?

Por mais que a habilidade na execução do seu trabalho seja importante, não é só disso que um profissional sobrevive no mercado, especialmente em um cenário de alta competitividade pelas vagas disponíveis. A forma como se dedica ao dia a dia de trabalho e aos seus relacionamentos nesse ambiente também impacta no seu futuro profissional.

Por isso, sempre busque cultivar bons relacionamentos na empresa onde você trabalha, afinal, mesmo que saia no futuro, você garante duas coisas: portas sempre abertas para um eventual retorno e, mais importante, referências profissionais positivas. Ter a confirmação do seu antigo chefe, por exemplo, de que você é eficiente pode ser excelente.

Quais são os prejuízos de lidar com referências ruins?

Mesmo que o seu antigo empregador não possa sujar o seu nome, ele também não vai mentir se perguntado sobre o seu desempenho ou postura. Portanto, ao participar de um processo seletivo, assim como é importante se sair bem durante a entrevista ou ter as habilidades necessárias para a função, as referências profissionais também são avaliadas.

Dessa forma, tudo pode caminhar bem até essa etapa. Imagine que você passou por diferentes entrevistas, superou os candidatos, porém, na hora de perguntar sobre o seu passado profissional, a empresa interessada teve um feedback negativo? Sem dúvidas, eles vão pensar duas vezes antes de confirmar a sua contratação.

O que fazer para solicitar referências e como adicioná-las ao currículo?

Para garantir que você tenha referências profissionais positivas, o primeiro passo é ter sempre um comportamento adequado no ambiente de trabalho. Em seguida, por mais que você tenha sido demitido ou pedido para sair, o ideal é enviar um e-mail explicando os motivos e solicitando uma carta de recomendação ao seu antigo empregador.

Não é preciso exagerar na quantidade de referências para colocar em seu currículo, o ideal é adicionar apenas as que mais traduzem a realidade do seu trabalho e que sejam das fontes mais relevantes. As referências profissionais são essenciais para que o seu currículo sempre seja visto com bons olhos pelo mercado. Por mais que você tenha problemas no dia a dia de trabalho — algo comum —, é fundamental não fechar portas e sempre deixar boas impressões.

Agora, cadastre o seu currículo de graça no Portal Job Estética, e destaque ainda mais a sua carreira profissional.

Imagem 1

1 Comentário

  1. […] busque por alternativas para que consiga se capacitar e também manter contato com nomes que são referência em seu meio. Nesse contexto, entender como fazer networking no ramo de estética deve ser uma das […]

Faça um comentário

Usuário ou email