5 Características do bom profissional de estética

Existem características de um bom profissional de estética que vão além do entendimento técnico da área. Hoje, clientes buscam por pessoas que se preocupam com o seu bem-estar, que oferecem um bom atendimento e que pensam em questões que vão além do ramo de atuação.

Esses são os principais diferenciais para quem deseja se destacar nesse mercado. Contudo, existem outros pontos que devem ser levados em consideração para conseguir conquistar aqueles que já conhecem o seu trabalho, bem como para atrair novos olhares.

Por essa razão, elaboramos este conteúdo, para que você conheça quais são as características do bom profissional de estética e possa observá-las em um candidato no momento do recrutamento. Boa leitura!

1. Atenção com o cliente

No momento de buscar por um profissional de estética, os clientes avaliam mais do que apenas o preço e a estrutura física de sua clínica. O mercado se encontra com excelentes alternativas para quem deseja fazer algum tipo de tratamento, mas nem sempre a atenção dada pelo profissional atende às expectativas do público.

Para aprimorar essa questão, alguns passos devem ser seguidos. O primeiro deles é desenvolver a empatia com quem confia no trabalho do profissional. Dessa forma, o colaborador conseguirá entender sobre os principais anseios desenvolvidos por aquela pessoa e as expectativas geradas sobre o atendimento. Além disso, conseguirá saber a forma certa de tratar cada tipo de cliente.

Afinal, não é possível tratá-los da mesma forma, uma vez que até o mesmo indivíduo passa por situações que modificam a sua maneira de pensar. Assim, é interessante entender as particularidades de cada cliente logo no início da conversa, saber como está o humor dele e estar preparado para surpresas!

Por essa razão, proponha situações hipotéticas no momento da entrevista para entender como o candidato se comportaria em determinados contextos, de modo que você possa analisar se essa característica está presente naquela pessoa.

2. Capacidade de comunicação

Essa característica está diretamente ligada à anterior. Ao desenvolver uma boa comunicação, naturalmente, o profissional dará mais atenção aos seus clientes, sendo um diferencial entre os concorrentes.

Além disso, é preciso ter cuidado com a forma de tratar sobre determinados assuntos, pois existem conceitos que precisam ser mais bem explicados e detalhados. Ainda, caso seja identificado algum problema no atendimento, a comunicação eficaz ajudará bastante a chegar a uma solução.

Alguns pontos podem ser analisados no momento da entrevista, como:

  • uso de uma linguagem positiva;
  • modo como o candidato expõe as suas expectativas de trabalho;
  • formas como ele descreve experiências anteriores;
  • situações embaraçosas em atendimento pelas quais o candidato já passou.

3. Trabalho em equipe

A percepção que o cliente tem de sua clínica não está restrita ao atendimento. A avaliação apenas será positiva se houver todo um alinhamento entre a equipe, de modo que a padronização seja percebida nos mais diversos âmbitos. Por essa razão, motive seu time como um todo, para que os valores de sua clínica sejam percebidos por qualquer pessoa, independentemente da situação.

Ao ligar para solicitar alguma informação, por exemplo, é preciso que todos os profissionais tenham cordialidade para que as dúvidas sejam tiradas. Além disso, qualquer pessoa espera que haja proatividade e respeito por parte dos outros colaboradores, uma vez que esses são pontos fundamentais para a satisfação em qualquer tipo de negócio.

O trabalho em equipe e a constante motivação de todos por um bem comum é, portanto, uma característica que deve ser considerada para que o profissional tenha destaque na área de estética e seja reconhecido pelos clientes ou até mesmo por outros nomes do mercado.

4. Vontade de aprender

Engana-se quem pensa que não é necessário buscar por capacitação, uma vez que já há uma base de clientes formada e reconhecimento no mercado. Muito pelo contrário! Quanto mais você desenvolve suas habilidades na área de estética, mais é considerado um dos principais nomes de sua área. Assim, é preciso aprender outras formas de ajudar os seus clientes, além de estar sempre antenado quanto às tendências e novidades do ramo.

Entre as vantagens de buscar por capacitação, destacam-se:

  • melhoria no próprio atendimento, pois haverá mais conhecimento para tirar dúvidas diversas de seus clientes;
  • transmissão de credibilidade;
  • diferencial competitivo;
  • possibilidade de trazer novas alternativas de serviços.

Por essa razão, avalie quais foram as outras experiências de estudo do candidato em questão, além de analisar quais são as perspectivas daquela pessoa para os próximos anos.

5. Foco em soluções

Como em qualquer outro tipo de trabalho, problemas e desafios são comuns no dia a dia de uma clínica de estética. No entanto, sempre que eles aparecerem, o foco deve ser na solução. Aqueles profissionais que preferem gastar a sua energia com o problema, consequentemente, vão causar um clima de tensão entre o time, além de não pensarem em propostas práticas para a boa experiência de seus clientes.

Vamos a um exemplo: um cliente foi à sua clínica e não gostou do atendimento dado logo nas etapas iniciais do processo (ou seja, na recepção). Insatisfeito, decidiu não continuar com a consulta e reclamou nas redes sociais, gerando uma crise para a imagem de seu negócio.

O profissional que foca no problema, naturalmente, tentaria entender quem fez um atendimento desqualificado e puniria o colaborador para que isso não se repetisse. Nesse caso, o cliente continuaria insatisfeito, uma vez que nada aconteceu na sua percepção.

Por outro lado, aquele que foca na solução se preocuparia rapidamente em entrar em contato com a pessoa envolvida e convidá-la a conhecer melhor a clínica, os serviços e a qualidade dos profissionais, além de oferecer diferenciais para que ela mude o seu conceito.

O que aquele candidato faria em uma situação como essa? Questione sempre as respostas dadas, de modo que possa analisar ainda o grau de sinceridade das soluções propostas.

Neste conteúdo, você pôde entender de forma mais precisa sobre as características do bom profissional de estética. Conforme percebido, o trabalho em equipe é essencial para que o seu negócio se destaque entre os concorrentes e possa obter sucesso no mercado. Assim, analise bem a postura de seu candidato e avalie se de fato ele carrega boa parte desses pontos, além de fazer um comparativo para entender se ele se adaptaria à cultura de sua empresa.

Agora que você já sabe as características de um bom profissional de estética, que tal entender um pouco mais sobre o que avaliar ao contratar um designer de sobrancelhas?

Imagem 0

Faça um comentário

Usuário ou email