Como se preparar para uma entrevista de emprego na estética? Veja aqui!

Na área de estética, entender como se preparar para uma entrevista de emprego é uma das maiores dúvidas de quem busca colocação no mercado de trabalho. O primeiro passo é estudar bastante. Não apenas sobre a clínica em que você está almejando uma vaga, mas também sobre aqueles questionamentos que costumam aparecer constantemente entre os recrutadores.

Como em pequenos negócios o poder de decisão está nas mãos do gestor da empresa, é comum que o processo de entrevista seja rápido. Assim, é preciso ficar por dentro das principais dicas que contribuirão para o seu sucesso durante a conversa. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba quais são elas. Boa leitura!

Seja otimista

O otimismo vale tanto para que você esteja calmo durante a conversa quanto para os rumos que a entrevista pode tomar. Imagine só a seguinte situação: a clínica de estética que você se interessou está abrindo uma filial em outra cidade, algo que não estava descrito na vaga analisada. Por essa razão, o recrutador perguntou se havia a possibilidade de você se deslocar para esse município, com o objetivo de contar naquele quadro de colaboradores com um profissional de confiança.

Não feche as portas logo de cara. Além da possibilidade de a proposta ser positiva, caso você coloque muitos impedimentos já na entrevista, poderá passar a impressão de que não é flexível e nem otimista a respeito do crescimento do negócio.

Além disso, de maneira alguma fale mal de outra experiência profissional exercida até então. Também evite dar respostas curtas, como “sim” ou “não” — desenvolva os seus argumentos e demonstre que de fato você está pronto para aquela vaga.

Cuide bem da aparência

Você não vai vestido de qualquer maneira para um evento de gala, certo? Da mesma forma, é preciso cuidar da aparência para uma entrevista de emprego em uma clínica de estética. Vá com uma roupa mais voltada para o social, mas sem exageros.

Para as mulheres, não é preciso carregar na maquiagem. É válido tentar algo mais sutil, que valorize a aparência sem chamar muita atenção. Para os homens, o ideal é que eles deixem a barba aparada e o cabelo arrumado, de modo que comprovem que manterão esse padrão ao lidar com os clientes diariamente.

Conheça bem a clínica

Sabe aquela famosa pergunta “por que você quer trabalhar aqui?”. É muito provável que ela vá aparecer em sua entrevista, especialmente porque as empresas desejam entender se o candidato está alinhado com a sua cultura. No mercado de estética, não é diferente.

Pensando nisso, entre no site da clínica, entenda quais são os seus principais produtos e serviços e já elabore uma estratégia que mostre como as suas habilidades e experiências poderão contribuir para que haja o crescimento do negócio.

Além disso, para obter sucesso em uma entrevista, você deve ir além de apenas responder bem às perguntas dos recrutadores. Destacam-se dos concorrentes as pessoas que também questionam, que estão interessadas sobre os próximos passos do negócio e que entendem que o seu trabalho poderá, de alguma maneira, trazer melhores resultados para a empresa.

Esteja atento à sua postura

Quando mencionamos que o candidato deve estar atento à sua postura, é preciso levar em consideração não apenas o momento da entrevista, mas todo o tempo que ele estiver nas dependências da clínica. Existem recrutadores que gostam de avaliar a pessoa desde o momento em que ela chega ao negócio até a sua saída, analisando alguns aspectos, como:

  • o modo como o candidato trata outros funcionários;
  • a postura na sala enquanto espera;
  • a forma como pede informações ou tira dúvidas.

Aqui, vamos além: como é a sua postura nas redes sociais? Hoje, alguns gestores gostam de verificar o que o candidato publica em seus canais para avaliar se de fato ele está adequado à cultura do negócio ou não. Por essa razão, tenha cuidado com as suas postagens e pense sempre no lado profissional.

Por fim, no momento da entrevista em si, não mexa muito as mãos, pois isso demonstrará nervosismo. Também analise se o seu tom de voz está adequado e se você está conseguindo transmitir a mensagem desejada. Com esses cuidados, pode ter certeza de que as suas chances aumentarão significativamente!

Programe-se para não chegar atrasado

Pode parecer um pouco óbvio, mas essa dica é essencial para o sucesso da sua entrevista. Por mais que você se saia bem, pode perder muitos pontos se não estiver no local e no horário marcados. Pensando nisso, pesquise onde é a clínica, quais são as conduções necessárias para que você chegue ao local e quanto tempo gastará.

Assim, calcule uma margem de horário para que você esteja lá com antecedência, o que poderá contribuir para repensar toda a estratégia que será utilizada ao longo da conversa.

Conheça as perguntas mais comuns

Conforme explicamos, existem aquelas perguntas que são comuns em grande parte das entrevistas de emprego. Entre elas, a questão “quais são seus pontos fortes e fracos?” deve ser estudada, uma vez que o recrutador sempre vai querer saber um pouco sobre isso.

Ao abordar sobre o seu ponto fraco, já se antecipe e demonstre o que tem feito para melhorar. Exemplo: “sou um pouco ansioso com as minhas tarefas, mas estou me organizando para que eu tenha a tranquilidade de saber todas as minhas demandas, melhorando a minha relação com os colegas”. A partir disso, o recrutador entenderá que você sempre busca por crescimento, o que é um fator bastante positivo!

Em relação aos seus pontos fortes, o ideal é que seja algum que esteja relacionado à vaga. Demonstre como essa sua qualidade ajudará a clínica, fazendo sempre uma conexão com os valores e a cultura daquela empresa. Aqui, lembre-se sempre de ser sincero, tudo bem?

Neste conteúdo, você pôde entender as principais dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego. Conforme explicado, o ideal é conhecer bem o local onde você está tentando a vaga e se preparar previamente para algumas perguntas feitas pela maioria dos recrutadores. Trate aquele momento como uma conversa entre dois amigos, de modo que tudo saia natural e você passe boas impressões.

E para destacar o seu  currículo, realize o cadastro do mesmo no Portal Job Estética, é de graça, muitas empresas podem consultar essas informações e entrar em contato com você.

Deseja acompanhar mais dicas e novidades interessantes? É só curtir a nossa página no Facebook!

Imagem 1

1 Comentário

  1. Aurelina Luiza 4 de março de 2020 Responder

    Bom dia goste muito,bom e de grande ajuda estou começando nesse área de Estética amo e gratificante a ajuda de vcs obrigada

Faça um comentário

Usuário ou email