O que avaliar antes de contratar um designer de sobrancelhas?

Em uma clínica de estética, é fundamental a contratação de bons profissionais para poder transmitir credibilidade aos seus clientes e, ao mesmo tempo, usufruir de uma mão de obra qualificada que contribua para o crescimento do negócio. Por essa razão, ao buscar por um designer de sobrancelhas, existe a necessidade de entender pontos específicos a serem avaliados, justamente para ter os ganhos de contar com um bom quadro de colaboradores.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba o que avaliar antes de contratar. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as características fundamentais de um designer de sobrancelhas?

Inicialmente, vamos entender sobre as características fundamentais a serem analisadas ao oferecer uma vaga de emprego de estética. Confira!

Habilidades técnicas

Com o objetivo de que o colaborador exerça suas funções com qualidade e transmita confiança aos seus clientes, o primeiro ponto a ser analisado é o das habilidades técnicas. Confira quais foram os cursos feitos até então, quais foram as suas experiências anteriores e o que ele mais domina na área.

Para entender um pouco mais sobre as habilidades sem ver de fato o trabalho, pergunte sobre desafios enfrentados, como foram superados e os momentos que mais contribuíram para o seu crescimento enquanto profissional.

Caso veja a necessidade de verificar de perto como é o trabalho daquela pessoa, faça uma tarefa técnica com algumas pontuações que fazem parte da rotina de sua clínica. Estabeleça critérios de avaliação e dê um resultado conforme os quesitos de excelência adotados em seu negócio.

Compromisso com a carreira

Ter compromisso com a carreira é um ponto que deve ser analisado por qualquer recrutador, independentemente da área de atuação. Esse compromisso está relacionado, ainda, à ética do colaborador em outras experiências. Essa análise é bastante relevante para quem deseja prever como será o desempenho daquele profissional, uma vez que existem características que demonstram se o designer de sobrancelhas terá ou não esses atributos.

A primeira delas é a pontualidade. Se a pessoa não chegar no horário preestabelecido logo na entrevista, não é um bom sinal. Especialmente na área da saúde e estética, clientes valorizam muito o bom atendimento e o compromisso com a agenda. Se esse profissional demonstrar já nos períodos iniciais que não respeita horários, poderá trazer problemas para a sua gestão e até mesmo insatisfação do seu público.

Organização

A rotina de uma clínica de estética pode ser corrida. Muitos clientes a serem atendidos, especificidades do trabalho, controle dos horários, entre outras particularidades do dia a dia de um profissional da área.

Por essa razão, a organização é fundamental. Contudo, como identificar essa característica apenas pelas etapas de recrutamento? Basta verificar a forma com a qual essa pessoa vai reagir aos testes aplicados. Exemplo: caso a sua primeira etapa da seleção tenha sido o pedido de uma redação explicando sobre a carreira até então, avalie se foi entrega no prazo certo, analise se a formatação estava adequada e se a demanda foi cumprida sem muita correria.

Se fizer dinâmica com os designers em algum momento de seu processo seletivo, analise também a atitude daquele profissional frente a outros participantes. Se ele atropelar as falas com muita frequência ou até mesmo não entender muito bem e se atrapalhar durante a avaliação, é um sinal que ele peca nessa questão.

Comunicação

Ter uma boa comunicação é uma característica que deve estar presente em um profissional de estética. Para analisar essa capacidade de forma correta, é preciso saber como explorar diferentes situações. O nervosismo durante a entrevista, por exemplo, apesar de ser bem comum entre as pessoas. Isso pode atrapalhá-lo para que consiga expor suas principais habilidades e experiências da carreira.

Por essa razão, é papel do recrutador entender como tirar proveito disso para conhecer um pouco mais sobre aquela pessoa. O recrutador tem a oportunidade de entender os motivos daquela sensação por parte do candidato, que podem ser vários:

  • a importância daquele emprego para a sua vida pessoal;
  • problemas particulares;
  • ansiedade.

Caso a situação não esteja relacionada diretamente com aquele momento em questão, é mais humano por parte do recrutador deixar a conversa para outro dia. Caso seja negativo, pergunte por situações que fogem da rotina das funções, como momentos que ele já falou em público, como se sentiu, quais são as suas principais dificuldades, entre outros pontos que contribuem para analisar a habilidade de comunicação daquela pessoa.

Como analisar os resultados obtidos durante as entrevistas?

Agora que você já sabe quais são as características fundamentais a serem avaliadas em um designer de sobrancelhas, chegou o momento de entendermos como é possível analisar os resultados obtidos durante as entrevistas. Assim, você terá insumo para fazer uma avaliação correta e uma contratação eficaz, o que trará ganhos para toda a clínica.

Para isso, é preciso que o recrutador estabeleça alguns critérios para a sua decisão. Entenda, por exemplo, se as competências mapeadas durante a conversa de fato impactam no desempenho daquele colaborador. Se ele não tiver um conhecimento técnico pontual, mas for um excelente comunicador e ter se destacado na organização, é um candidato que sai na frente, uma vez que as funções do trabalho podem ser adquiridas ao longo do tempo.

Além disso, faça uma análise sobre os seus atuais colaboradores. Entenda o que eles têm em comum que mais se destacam e procure por profissionais que se adéquam aos seus perfis. Hoje, empresas de qualquer nicho de atuação procuram por pessoas que se encaixam em sua cultura. Por essa razão, é preferível buscar por alguém que não tenha conhecimento técnico tão apurado, mas que se encaixa nas principais características de seu negócio.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas características fundamentais a serem buscadas em um designer de sobrancelhas. O ideal é contar com um bom planejamento para que a escolha seja a mais efetiva possível, além de buscar por ferramentas online que contribuirão para conhecer bons profissionais do mercado e que se adéquem ao que você procura.

Anuncie a sua vaga e busque por possíveis colaboradores para seu negócio no JobEstética. Para isso, entre em contato conosco!

Imagem 0

Faça um comentário

Usuário ou email